terça-feira, 24 de maio de 2016

Abelhas, vespas e vespões.

Hoje é a terceira matéria das semanas do reino animal e deixei como tema as abelhas, as vespas e os vespões.

Maior vespa

A enorme vespa-tarântula-falcão é predadora de aranha-golias-comedora-de-pássaros e de outras espécies de tarântula. O maior espécime registrado é uma fêmea encontrada no Parque Nacional Yanachaga-Chemillén, no Peru. O espécime tem um comprimento de corpo curvado de 6,2 cm e uma envargadura de asa total de 12,15 cm.

Maior abelha

As fêmeas da abelha-gigante têm 4,5 cm de comprimento, incluindo as mandíbulas. Os machos são mais modestos, com 2,4 cm. A abelha-gigante só existe nas Ilhas Molucas, na Indonésia.

Abelha mais perigosa

A abelha-africanizada, em geral, só ataca quando provocada, mas é persistente na perseguição. É muito agressiva e protege ferozmente territórios num raio de até 800 m.

FONTE: GUINESS WORLD RECORDS 2016.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ursos

Hoje será a segunda matéria das semanas do reino animal, semana passada foi sobre morcegos e hoje, será sobre os adoráveis ursos.

Menor urso

Com o macho adulto medindo 1,4 m, o urso-do-sol ou urso-malaio leva o prêmio de menor espécie. O nome vem de suas manchas douradas no tórax. É ágil para escalar árvores, usando a língua e garras de 15 cm para colher frutos, mel e larvas.


Maior urso 

O urso-polar moderno, é atualmente o maior urso. O macho alcança 2,4-2,6 m do nariz à cauda.

Maior carnívoro terrestre

Machos de ursos polares pesam, em geral, 400-600 kg e seu sistema digestório é melhor adaptado para uma dieta carnívora do que vegetariana, e são capazes de matar morsas (500 kg) e baleias-brancas (600 kg).


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Semana reino animal- Morcegos.

Semana passada foi a semana do tema: fenômenos da natureza e hoje começa a semana do reino animal. Dependendo do número de vizualizações, esse tema pode durar por até 3 semanas, ou seja 9 tipos de animais. Hoje começando com os sanguinários morcegos.

Maior morcego

As raposas-voadoras ou morcegos frugívoros são megamorcegos. Várias espécies do gênero Pteropus medem até 45 cm, têm uma envargura de 1,7 m e pesam até 1,6 m. Os maiores são a raposa-voadora-gigante e a raposa-voadora-indiana. 


Animal não aquático com audição mais aguçada

Os morcegos usam e ecolocalização ultrassônica para achar presas e se comunicar. Eles emitem ondas sonoras pela boca ou pelo nariz e quando o som atinge um objeto, um eco retorna.


Menor mamífero

O corpo do morcego-nariz-de-porco-de-kitti não é maior do que sua mamangava grande. Seu comprimento é de apenas 2,9-3,3 cm.

FONTE : Guinness world records 2016.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Oceanos

Hoje é o último dia da semana do tema natureza e como última matéria escolhi os oceanos.
Fugindo um pouco do tema, quero deixar claro que se não houver nenhum imprevisto os horários das postagens (podem ainda não ser definitivos) serão nas segundas, terças, quintas e domingos, por volta das dez da noite.

Buraco azul mais profundo

Os buracos azuis são encontrados ao nível do mar ou pouco mais abaixo. Eles foram cavernas ou poços que se encheram de água quando as calotas de gelo derreteram e o nível do mar subiu após a última era do gelo, que terminou a cerca de 12 mil anos. O buraco azul de Dean é um poço vertical de 76 m de largura e 202 m de profundidade em Turtle Cove, perto de Clarence Town, na costa atlântica das Bahamas.

Maior monte no mar

Localizada no oceano Pacífico, a sudeste da ilha australiana de Lord Howe, a pirâmide de Ball tem 561 metros de altura, embora sua base tenha apenas 200 metros. A pirâmide é um resto de um vulcão imenso e tem 7 milhões de anos. Ela tem pouco mais de seis vezes a Estátua da Liberdade.

Maior poluente oceânico

Segundo o Programa Ambiental da ONU, as sacolas plásticas representam mais de 50% de todo o lixo marinho, com 46 mil pedaços de plástico para cada 2,6 milhões de metros quadrados de oceano. A Sociedade Oceano Azul para a Conservação Marinha estima que mais de 1 milhão de pássaros e 100 mil mamíferos marinhos morram sufocados ou enroscados em plástico por ano.

FONTE- Guinnes world records 2016.


terça-feira, 10 de maio de 2016

Quedas-d'água

Para dar continuidade à semana do tema natureza, hoje a matéria será sobre quedas d'água!

Queda d'água em série mais alta

As cataratas do Tugela descem 948 metros de altura em cinco etapas nos Drakensberg, Parque Nacional Real do Natal na Província de KwaZulu-Natal, África do Sul. é também a mais alta do mundo.

Queda d'água interna mais alta

O átrio de 8 andares do Centro Internacional, em Detroit , Michigan, EUA, é ornamentado com uma obra prima aquática que mede 34,75 metros. A água desce lentamente por retângulos de mármore ascendentes que refletem a luz vinda do alto.

Maior queda d'água em área vertical

Com 1708 metros de largura e 108 metros de altura, as Cataratas Vitória, no Rio Zambeeze, criam uma cortina de água em queda com uma área de cerca de 184.400 metros quadrados. Sua névoa pode ser vista a mais de 20 km de distância.

Queda d'água mais visitada

As cataratas do Niágara, na divisa entre o Canadá e os EUA, recebem 22,5 milhões de visitantes por ano. Além de ser a catarata mais visitada, é ainda a quinta atração turística mais visitada do mundo. São três grupos de cataratas: Americanas, Canadenses e Véu de Noiva.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Gelo e neve

Hoje vamos ter a segunda postagem da semana e se você não viu a de ontem, vale à pena dar uma olhada! Enfim, como essa semana só terá postagens sobre natureza, não podíamos deixar de fora o gelo!

A maior estrutura de gelo

Reconstruído todos os anos com blocos de gelo retirados do Rio Torne, o ICEHOTEL, em Jukkasjärvi, na Suécia, abrange uma área de até 5500 metros quadrados. Em 2015, a 25º edição do ICEHOTEL tinha um bar de gelo ( imagem abaixo), uma igreja de gelo e até um urso polar fazendo pole dancing feito de gelo.

Maior rebanho de renas

A população de renas do Rio George, no norte do Canadá, era composta de 50 mil animais em 2011. Porém, esse número já foi bem maior: em 1992, havia mais de 800 mil renas na região.

Maior labirinto de neve

Um labirinto de neve com 1696 metros quadrados, foi construído no Parque Histórico de Fort Willian, para o 13º Carnaval de Inverno Voyageur. Já o maior labirinto de gelo   -parcialmente em formato de búfalo- foi o Labirinto de Gelo da Geleira Ártica, em Buffalo, Nova York. Ele tinha uma área de 1.194,33 metros quadrados.

Boneco de neve mais alto

Durante um mês, Bethel, no Maine e as cidades vizinhas fizeram uma "boneca de neve" com 37,21 metros.

Maior iglu de gelo

A companhia de tirolesas ZipZag.ca construiu um iglu com 2500 blocos de gelo. Ele tinha um diâmetro interno de 9,2 m e uma altura, do chão ao teto, de 5,3 m.

FONTE: Guinnes world records 2016.

domingo, 8 de maio de 2016

Raios e trovões.

Essa semana terá postagens sobre fenômenos naturais, como raios, geleiras, quedas d' água e oceanos por exemplo. Casa dia, um destes fenômenos. Escolhi como o de hoje os raios e trovões.

Tipo mais comprido de raio.

Em 1956, um raio intranuvem-como o da foto abaixo-foi registrado por radar cobrindo uma distância de 149 km. Os raios intranuvem ocorrem dentro da nuvem e não alcançam o chão.

Maior concentração de raios.

No ponto onde o rio Catatumbo deságua no lago Maracaibo, na Venezuela, é muito provável ver raios durante cerca de 300 noites por ano, em tempestades épicas que podem durar 9 horas! Na verdade, essa região recebe cerca de 250 raios por quilômetro quadrado.


Maior número  de mortes por raio.

Um pesadelo da aviação tornou-se realidade trágica no Natal de 1971, quando o voo 508 da LANSA foi derrubado por um raio enquanto sobrevoava a Amazônia. Das 92 pessoas a bordo, só uma sobreviveu: Juliane Koepcke, de 17 anos.

FONTE: guinnes world records 2016.