quinta-feira, 12 de maio de 2016

Oceanos

Hoje é o último dia da semana do tema natureza e como última matéria escolhi os oceanos.
Fugindo um pouco do tema, quero deixar claro que se não houver nenhum imprevisto os horários das postagens (podem ainda não ser definitivos) serão nas segundas, terças, quintas e domingos, por volta das dez da noite.

Buraco azul mais profundo

Os buracos azuis são encontrados ao nível do mar ou pouco mais abaixo. Eles foram cavernas ou poços que se encheram de água quando as calotas de gelo derreteram e o nível do mar subiu após a última era do gelo, que terminou a cerca de 12 mil anos. O buraco azul de Dean é um poço vertical de 76 m de largura e 202 m de profundidade em Turtle Cove, perto de Clarence Town, na costa atlântica das Bahamas.

Maior monte no mar

Localizada no oceano Pacífico, a sudeste da ilha australiana de Lord Howe, a pirâmide de Ball tem 561 metros de altura, embora sua base tenha apenas 200 metros. A pirâmide é um resto de um vulcão imenso e tem 7 milhões de anos. Ela tem pouco mais de seis vezes a Estátua da Liberdade.

Maior poluente oceânico

Segundo o Programa Ambiental da ONU, as sacolas plásticas representam mais de 50% de todo o lixo marinho, com 46 mil pedaços de plástico para cada 2,6 milhões de metros quadrados de oceano. A Sociedade Oceano Azul para a Conservação Marinha estima que mais de 1 milhão de pássaros e 100 mil mamíferos marinhos morram sufocados ou enroscados em plástico por ano.

FONTE- Guinnes world records 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário