quinta-feira, 23 de junho de 2016

Pessoas com características INCRÍVEIS.

Hoje é quinta-feira, dia de postagem, e escolhi como tema, as pessoas com características que deixam qualquer um impressionado:

Olhos mais embugalhados

Kim Goodman possui a habilidade recordista de empurrar seus globos oculares para fora de suas órbitas. Ela embugalhou seus olhos a uma distância de 12mm em Istabul, Turquia.


Pessoa viva mais velha

Jeralean Talley tem 115 anos e 349 dias e mora em Detroit, Michiggan, EUA, com sua filha, Thelma Holloway.



Homem vivo mais alto

Sultan Kösen, tinha 251 cm de altura, medidos em Ancara, na Turquia, em 2011.


Mulher viva mais baixa

Em 2011, Jyoti Amge media 62,8 cm, com 18 anos, em Nagpur, Índia.


FONTE: Guiness World Records 2016.




terça-feira, 21 de junho de 2016

Pessoas reais cujas histórias foram contadas no cinema.

Em muitos filmes, pode-se ver que no começo, ou no fim, aparece uma frase dizendo: "baseado em fatos reais". E é isso que vou mostrar aqui no blog hoje, as pessoas que originaram esses filmes que fizeram tanto sucesso.

Phillippe e Driss, Os Intocáveis.



VIDA REAL
FILME

Chris Gardner. À procura da felicidade".
FILME
VIDA REAL

Jordan Bellfort. "O lobo de Wall Street".
FILME
VIDA REAL

O cachorro Hachiko. "Sempre ao seu lado".
FILME
VIDA REAL


FONTE:http://incrivel.club/criatividade-arte/pessoas-reais-cujas-historias-foram-contadas-no-cinema-93060/




terça-feira, 14 de junho de 2016

Como são organizados os movimentos de grandes grupos de animais?

As decisões dos bichos partem do instinto, mas também de aprendizagem e adaptação ao ambiente, refinados por milhões de anos de evolução.

V de vitória

Algumas aves migratórias, com gansos e cisnes, voam em formação de "V", revezando-se na posição de líder. Esse indivíduo na pota "rasga" o ar, tornando-o brevemente menos denso para quem vem atrás.


Boa vizinhança

Nas revoadas, pássaros coordenam a velocidade e a direção só com os colegas mais próximos. Estes se comunicam com os ao seu redor e assim sucessivamente, alinhando o grupo todo rumo ao mesmo objetivo. Pombas, por exemplo, navegam melhor juntas, pois partilhar suas estimativas de rota imperfeitas lhes permite ajustar e escolher o trajeto mais ideal.

Obedeça sua mãe!

As manadas de elefantes têm entre dez e 30 indivíduos e são lideradas pela fêmea mais experiente. O grupo marcha atrás da matriarca, que procura o melhor lugar para pastar ou se proteger. Todos a obedecem, exceto machos adultos. Quando completam 12 anos, ele "saem da fila" e vão montar o "clube do bolinha". Nele, quem manda é o maior ou mais forte.

Só na cabeçada!

Já se perguntou por que algumas abelhas malíferas parecem se chocar umas com as outras? As "exploradoras" descobrem um novo endereço para instalar a colmeia e o ensinam para as colegas com um voo sinuoso, quase uma dança. Mas, se uma rival quiser propor outra localização, bate de cabeça nela para interrompê-la! No fim, a colônia chega a um consenso.



FONTE: Revista Mundo Estranho- Edição 180- página 47

quinta-feira, 9 de junho de 2016

origens da expressões populares

Na postagem anterior terminamos as semanas do reino animal e hoje escolhi como tema aquelas expressões populares que você fala sem querer e nem sabe de onde veio.

Feito nas coxas

Na época colonial, as melhores telhas eram de Portugal, ainda usada hoje em dia, entretanto as telhas mais baratas eram moldadas nas coxas dos escravos, como cada escravo tinha um tamanho de coxa, elas não encaixavam direito, daí o termo feito nas coxa ficou associado a coisas mal feitas ou feitas de qualquer maneira.




Santo do pau oco

Nos séculos 18 e 19, os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era "recheado" com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.


Lua de mel

Na Irlanda, na Idade Média, os jovens recém-casados tinham o costume de tomar uma bebida fermentada chamada mead – ou hidromel, composta de água, mel, malte, levedo, entre outros ingredientes. O mel era considerado uma fonte de vida, com propriedades afrodisíacas. A bebida deveria ser consumida durante um mês (ou uma lua).


De mãos abanando

Os imigrantes que chegavam ao Brasil no século 19, costumavam trazer da Europa ferramentas para o cultivo da terra, como foices e enxadas, além de animais, como vacas e porcos. Uma ferramenta poderia indicar uma profissão, uma habilidade, demonstrava disposição para o trabalho. O contrário, chegar de mãos abanando, indicava preguiça, ou sem profissão.


Não entendo patavinas

 Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, não entender patavina significa não entender nada.


Deu zebra

Surgiu no popular Jogo do Bicho, como informa o professor de Língua Portuguesa Ari Riboldi. Segundo conta em seu livro O bode expiatório, a zebra não está entre os 25 animais que emprestam o nome a essa loteria ilegal, por isso, interpreta-se o fato como uma "tragédia" inesperada. 

Ovelha negra

 Na Antiguidade, os animais pretos eram considerados maléficos e, por isso, sacrificados em oferenda aos deuses ou para acertar certos acordos. Daí o hábito de chamar de "ovelha negra" aqueles que se diferenciam por desagradar e chocar aos demais.

OK

A expressão inglesa “OK” (okay), mundialmente conhecida para significar algo que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da Secessão, nos EUA. Durante o conflito, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam em uma placa “0 Killed” (nenhum morto), expressando sua grande satisfação.

Tirar o cavalo da chuva

No século XIX, quando uma visita iria ser breve, deixavam o cavalo ao relento, em frente à casa do anfitrião. Caso a visita fosse demorar, colocavam o animal nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol.
Contudo, o convidado só poderia colocar seu cavalo protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.

Oxente

Os soldados americanos que por aqui chegava, ao ficarem espantados com algo, diziam “Oh shit!”. Um “Ai merda!”. O povo nordestino então começou a usar essa expressão, até que se adaptou e “aportuguesou”, virando “óxente”, ou até mesmo “ôôxii”.




FONTE: http://sociedadeolhodehorus.blogspot.com.br/search?q=express%C3%B5es+populares






terça-feira, 7 de junho de 2016

Elefantes


Hoje é o último dia das semanas do reino animal e escolhi como postagem os enormes elefantes.

Maior mamífero terrestre

O elefante-africano-da-savana adulto macho mede 3-3,7 m de altura até os ombros e pesa 4-7 toneladas. O peso combinado de 146 homens adultos equivale, aproximadamente, ao peso do espécime mais pesado conhecido, cerca de 12,24 toneladas. Esse elefante também tem o cérebro mais pesado dentre os mamíferos terrestres.

Maior rabo de um mamífero terrestre

O rabo do elefante-asiático pode alcançar 1,5 m de comprimento-quase o mesmo tamanho da tromba- e é usado para afastar moscas. Há registros de elefantes correndo com o rabo para cima quando ameaçados, talvez sinalizando perigo para a manada.

Menor elefante-asiático

O elefante-pigmeu-de-bornéu é o "bebê" da família-30% menor do que seus parentes asiáticos. Em setembro de 2003, após estudos de DNA, foi reconhecido como uma subespécie separada. Um macho adulto mede 1,7-2,6 m de altura e pesa em média cerca de 2500 kg. 



FONTE: Guiness World Records 2016.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Golfinhos

Esta é a penúltima semana das semanas do reino animal e por motivos escolares não teve como postar. Voltando ao assunto, hoje a postagem sobre os fascinantes golfinhos.

Golfinho de cor mais brilhante

O golfinho-cor-de-rosa-chinês tem essa cor pois embaixo da pele possui vasos sanguíneos que se dilatam param refrescar seu corpo. Ao nascer, é preto, depois cinza e, quando adulto, cor-de-rosa.

Mais giros aéreos de um golfinho

O acrobático golfinho-rotador consegue girar sete vezes em um único salto. Com um corpo esguio e musculoso de 1,3-2 m e 45-47 kg de peso, esse gregário habitante de águas tropicais talvez gira para se livrar de parasitas, exercitar a ecolocalização, atrair um parceiro ou exprimir emoção, porém, a verdadeira razão ou razões continua desconhecida.

Maior espécie de golfinho

Apesar do nome, a orca assassina, ou orca, pertence à família dos golfinhos, e é o maior de todos eles. O macho tem 6-8 m de comprimento e pesa cerca de 6 toneladas.

FONTE: Guiness World Records 2016.