V de vitória
Algumas aves migratórias, com gansos e cisnes, voam em formação de "V", revezando-se na posição de líder. Esse indivíduo na pota "rasga" o ar, tornando-o brevemente menos denso para quem vem atrás.
Boa vizinhança
Nas revoadas, pássaros coordenam a velocidade e a direção só com os colegas mais próximos. Estes se comunicam com os ao seu redor e assim sucessivamente, alinhando o grupo todo rumo ao mesmo objetivo. Pombas, por exemplo, navegam melhor juntas, pois partilhar suas estimativas de rota imperfeitas lhes permite ajustar e escolher o trajeto mais ideal.
Obedeça sua mãe!
As manadas de elefantes têm entre dez e 30 indivíduos e são lideradas pela fêmea mais experiente. O grupo marcha atrás da matriarca, que procura o melhor lugar para pastar ou se proteger. Todos a obedecem, exceto machos adultos. Quando completam 12 anos, ele "saem da fila" e vão montar o "clube do bolinha". Nele, quem manda é o maior ou mais forte.
Só na cabeçada!
Já se perguntou por que algumas abelhas malíferas parecem se chocar umas com as outras? As "exploradoras" descobrem um novo endereço para instalar a colmeia e o ensinam para as colegas com um voo sinuoso, quase uma dança. Mas, se uma rival quiser propor outra localização, bate de cabeça nela para interrompê-la! No fim, a colônia chega a um consenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário